Você que fez o ENCCEJA 2018, já consultou o resultado?

Resultado está disponível há um mês; 36% dos inscritos conseguiram certificação completa nas quatro áreas de conhecimento.

O estudante inscrito no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para o ensino médio, que ainda não sabe o resultado, pode acessar o site oficial para conferir como foi o desempenho.

As notas estão na Página do Participante, e podem ser acessadas com o número do CPF do estudante e a senha individual. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quem obteve a nota mínima, de 100 pontos nas provas objetivas e 50 pontos na redação, deve procurar as secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação do ensino médio.

A prova do Encceja foi aplicada em 5 de agosto para 1,6 milhão de pessoas. Dos inscritos para o ensino médio, 578.865 fizeram as provas e 36% conseguiram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento.

Segundo o instituto, 91% dos inscritos para o ensino médio tiveram nota mínima em ciências da natureza; 81,1 % em ciências humanas; 67,3% em linguagens e redação; e 59,6 % em matemática.

O Inep diz que, no entanto, o número de certificados poderá ser maior porque o Encceja permite que o estudante solicite a certificação se ele obtiver desempenho mínimo de algumas áreas em anos anteriores, e outras áreas neste ano.

Como pegar o certificado do Encceja?

Há dois tipos de certificado disponíveis pelo Encceja: o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência. Entenda:

  • Certificado de conclusão: Esse certificado equivale ao mesmo diploma dos estudantes que fizeram e foram aprovados em todos os anos do ensino fundamental ou do ensino médio. Ele é entregue apenas aos candidatos que conseguiram a nota mínima em todas as provas do Encceja.
  • Declaração parcial de proficiência: A declaração parcial é entregue aos estudantes que só conseguiram a nota mínima em algumas das provas do Encceja. Esses candidatos podem refazer o Encceja no ano seguinte, com a obrigação de conseguir a nota mínima apenas nas provas onde eles ainda não têm a declaração de proficiência.

Nos dois casos, não é o Inep que emite o documento, são as secretarias estaduais de Educação e os institutos federais pelo Brasil. Cada candidato deve entrar em contato com a secretaria ou instituto que selecionou quando fez a inscrição no Encceja, para solicitar a emissão do certificado ou da declaração parcial.

Fonte: G1

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.