Vereador David Salomão.

Vereador David Salomão se pronuncia em defesa da UFOPA

Universidade teve corte orçamentário de 21 milhões; Vereador fez apelo para que tal medida seja revista, por intermédio de articulações em conjunto com o Governo Federal.

Vereador David Salomão.

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que todas as Instituições Federais de Ensino Superior sofrerão um bloqueio de 30% do seu orçamento de custeio. A notícia gerou grande apreensão de toda a comunidade universitária, visto que, há quatro anos, as universidades já vêm enfrentando grandes problemas com restrições orçamentárias.

Entre as universidades afetadas pelo corte está a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que teve o bloqueio de créditos na ordem de R$ 21 milhões em seu orçamento. A universidade foi atingida com um corte superior, se comparados a de outras universidades federais.

UFOPA Santarém.

O vereador David Salomão usou a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na terça-feira (07), mostrando-se preocupado com o bloqueio, fazendo um apelo a todos os outros vereadores para que tal medida seja revista, por intermédio de articulações em conjunto com o Governo Federal.

O mesmo se pronunciou contra a medida do MEC, que irá impactar diretamente a Universidade, dizendo que isso é um retrocesso muito grande, pois as universidades públicas são geradoras de desenvolvimento por meio das pesquisas científicas que realizam.

“Sem a produção de conhecimentos, nós teremos maiores dificuldades de superar os gargalos que impedem nosso desenvolvimento”, disse o vereador em seu discurso.

Salomão completa dizendo que “90% de todas as pesquisas científicas brasileiras tem origem nas universidades públicas, e o corte pode comprometer essa produção importante para o País”.

O vereador ainda afirmou que será encaminhado expediente à bancada de Deputados Federais e Senadores do estado do Pará, e também ao próprio ministro da Educação, apelando para que tal medida tomada pelo Governo Federal seja revista, uma vez que a série de cortes não foram justificados.

Fonte: Portal Giro

Sobre o autor

David Salomão

Vereador e Advogado

(93) 99212-7154

Câmara Municipal de Itaituba

David Quintero Salomão é natural de Itaituba, tem 44 anos de idade e é advogado, formado em 2007 pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Está vereador no primeiro mandato. Atua firmemente na fiscalização contábil e financeira da gestão municipal. Sua atuação parlamentar também é voltada a defesa dos direitos do cidadão, do consumidor, dos idosos, associações e sindicatos.

Assuntos

Compartilhe este post

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.