Foram identificadas as cinco pessoas que morreram no acidente com um micro-ônibus que caiu dentro do rio Tapará, no estreito do rio Amazonas no porto de Santana do Tapará, em Santarém, oeste do Pará, quando estava realizando a manobra de embarque na balsa que realiza a travessia para o porto do DER. No momento do acidente, havia 8 pessoas dormindo dentro do veículo, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Portos de Santarém.
Todas as vítimas são da mesma família:
• Adriene de Jesus Ribeiro, 33 anos - era Agente Comunitária de Saúde (ACS) e trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esperança, em Santarém;
• Ian Kaique Ribeiro - 15 anos - filho de Adriene de Jesus Ribeiro, ele estudava na Escola Onésima Pereira de Barros;
• Alana Camile Ribeiro Calderaro - 6 anos - filha de Adriene de Jesus Ribeiro;
• Evelyn Andressa Ribeiro Oliveira - 20 anos - sobrinha de Adriene;
• Aline - 15 anos - namorada do Ian Kaique.
O velório das vítimas será realizado no salão paroquial da Igreja São Pedro, no bairro Esperança, em Santarém.
De acordo com informações de familiares à polícia, está desaparecida a adolescente Kethlyn Ariele Ribeiro Pinto de 17 anos, que também é sobrinha de Adriene de Jesus Ribeiro.
Conforme a lista de passageiros entregue pelo dono do micro-ônibus à polícia, seis pessoas sobreviveram. Veja lista de sobreviventes:
• Jonathan Siqueira Brasil, 29 anos;
• Maria Neves de Jesus Ribeiro, 60 anos;
• Rosivaldo Neves Serrano, 61 anos;
• Edson Ribeiro, 20 anos;
• Albert Lucas Ribeiro, 17 anos - filho de Adriene de Jesus Ribeiro;
• Marcelo Lopes , 40 anos - motorista e dono do micro-ônibus.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 5h desta segunda-feira (7), quando, segundo informações do proprietário, o micro-ônibus foi ligado para subir a rampa de acesso à balsa que faz a travessia do porto de Santana do Tapará a Santarém. O veículo teria tido uma falha nos freios, desceu com oito pessoas a bordo, bateu em um cabo de aço que se rompeu e em seguida caiu dentro do rio.
Segundo a Defesa Civil de Santarém informou por meio de nota, duas das oito pessoas que estavam no micro-ônibus conseguiram pular e se salvar. Cinco morreram e tiveram os corpos resgatados por pessoas que aguardavam transporte no porto de Santana, e uma adolescente segue desaparecida.
Equipes da Polícia Civil, Capitania Fluvial de Santarém, Defesa Civil e Coordenadoria de Portos estão no local fazendo levantamento de informações sobre as causas do acidente. Uma psicóloga também foi enviada pela Prefeitura de Santarém para prestar assistência aos sobreviventes e aos familiares das vítimas.
O grupo retornava de um evento festivo realizado na casa de uma irmã de Adriene Ribeiro, no Setor 11, em Monte Alegre, quando aconteceu o acidente com o micro-ônibus.

Foto: Reprodução
Assistência
Por meio de nota a Coordenadoria Municipal de Portos, informou que, em relação ao acidente envolvendo micro-ônibus no porto de Santana do Tapará, está com uma equipe no local integrada com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Coordenadoria de Defesa Civil, Samu e Comunicação para prestar toda assistência necessária aos familiares das vítimas, apurar as causas do acidente e tomar todas as providências cabíveis ao caso.
"As informações preliminares indicam que o veículo perdeu o controle do freio e caiu às margens do rio Amazonas quando estava realizando a manobra de embarque na balsa que realiza a travessia. No momento do acidente, haviam 8 pessoas dormindo dentro do veículo. Há confirmação de cinco óbitos, uma pré-adolescente desaparecida e outros dois passageiros foram resgatados com vida e receberam atendimento da equipe do Samu que está no local. Neste momento, o veículo está sendo retirado do rio por homens do Corpo de Bombeiros", diz a nota.