A viagem para Goiânia foi viabilizada por meio de encaminhamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com apoio do governo de Manaus, onde a família morava.
“A cirurgia foi um sucesso. A Elisa, que é a menorzinha e tinha um problema renal, já está com dieta plena por sonda, continua entubada, mas se recuperando bem. Do ponto de vista cirúrgico, está estável, sem complicações. A Yasmin ainda requer mais cuidados, também segue entubada, mas a cicatriz está evoluindo bem, e ela já está se alimentando por sonda, com sinais positivos de recuperação", disse o médico Zacharias Calil em um vídeo publicado no TikTok.
O procedimento delicado exigiu uma equipe multidisciplinar e infraestrutura hospitalar especializada. Após a separação, as meninas seguem internadas na UTI, recebendo cuidados intensivos e sendo monitoradas 24 horas por dia.
A mãe das crianças, Elizandra Henrique, expressou alívio e emoção diante das boas notícias.
“Estamos muito felizes. Logo estaremos na enfermaria, e depois disso, voltaremos a Manaus e, em breve, para Monte Alegre, nossa cidade natal. Só temos gratidão a Deus, ao Dr. Zacharias e a toda equipe do Hecad. Está tudo indo muito bem, graças a Deus”, afirmou emocionada.
A equipe médica ainda não estipulou uma data definitiva para a alta das meninas, mas acredita que nas próximas semanas elas possam ser transferidas da UTI para a enfermaria.