A cidade de Santarém, oeste do Pará, se prepara para realizar mais uma edição da Semana de Prevenção às Drogas, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 deste mês. A programação foi confirmada por Sargento Glauber Mota, integrante do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), que destacou o envolvimento de diversos órgãos e conselhos no planejamento do evento, que este ano se abre também à participação de outros municípios da região.
“É com grande satisfação que comunicamos o fechamento do planejamento da Semana de Prevenção às Drogas. Esse evento será aberto para outros municípios, o que fortalece o trabalho da nossa rede”, informou o sargento.
A semana será oficialmente aberta no dia 26 com uma apresentação à imprensa local. No dia 27, a Câmara de Vereadores receberá uma sessão especial sobre o tema. A programação segue no dia 28 na Universidade do Estado do Pará (UEPA), e no dia 29 com uma série de palestras voltadas à prevenção do uso de drogas entre homens e mulheres.
Um dos destaques deste ano é a parceria com o Conselho da Mulher, diante do aumento preocupante de mulheres envolvidas com entorpecentes e da presença crescente de presidiárias em Santarém por crimes ligados ao tráfico ou uso de drogas. Além disso, o Conselho da Criança também participa da iniciativa, uma vez que muitas crianças acabam sofrendo as consequências da violência doméstica provocada pelo uso de substâncias dentro da própria família.
“Todos os conselhos e a rede estão unidos. Precisamos somar forças com a segurança pública, educação e judiciário. A repressão é importante, mas não basta. O trabalho preventivo precisa ser fortalecido nas escolas, nas famílias e nas comunidades”, ressaltou Glauber Mota.
Outro ponto positivo destacado foi o fortalecimento do trabalho do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), unidade especializada no atendimento a adolescentes envolvidos com álcool e outras drogas. Segundo o sargento, há uma proposta de expansão do serviço, o que ajudará a suprir a crescente demanda.
A Semana de Prevenção às Drogas é um esforço coletivo que busca combater o avanço do consumo de entorpecentes por meio da educação, orientação e articulação entre os poderes públicos e a sociedade civil.