A Polícia Civil cumpriu na manhã desta sexta-feira (5) mandados de prisão e apreendeu armas de fogo durante a Operação Comércio Restrito, deflagrada de forma integrada pelas delegacias regionais de Santarém, Altamira e Uruará, no sudoeste e oeste do Pará.
Entre os presos está um sargento, na casa dele foram encontradas armas de fogo que, segundo as investigações, haviam sido furtadas de um estande de tiros em Uruará e posteriormente comercializadas ilegalmente. A polícia confirmou que pelo menos uma das armas já havia sido usada em ações criminosas.
Os suspeitos detidos e o material apreendido foram apresentados na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Santarém. No total, 12 armas foram levadas do estande de tiros, entre pistolas, carabinas e armamento de grosso calibre.
Segundo o delegado superintendente do Baixo Amazonas, Jamil Caseb, a operação reforça a integração entre as polícias da região no enfrentamento ao crime organizado.
“Essa é uma operação integrada tanto da delegacia regional do Baixo Amazonas aqui em Santarém, como também da delegacia regional de Altamira e do NAI. O fato aconteceu em Uruará, e isso mostra que a distância entre as localidades não interfere no trabalho da polícia. Conseguimos recuperar parte das armas em Santarém e, a partir disso, identificar outros integrantes da quadrilha que participaram da ação criminosa”, explicou.
Caseb destacou ainda que a vítima mantinha o estande de forma regularizada, o que deu origem ao nome da operação. “A Operação Comércio Restrito faz referência ao comércio legal de armas que foi alvo dos criminosos, que depois passaram a revender de forma clandestina”, disse.
O delegado Erick Peterson acrescentou que as investigações seguem em andamento. “Nosso trabalho agora é dar seguimento para recuperar o restante das armas e chegar a todos os envolvidos na organização criminosa”, afirmou.
Os presos seguem à disposição da Justiça.