Ortopedista dar dicas e alertas para quem pratica ou pretende praticar o Crossfit

Dr João Rufino fala dos cuidados que se deve tomar antes de praticar o Crossfit.

Postado em: 30 de agosto de 2018, às 17:23hs

(ilustrativo)

Com o passar do tempo, cada vez mais surgem novas maneiras de praticar atividade física e a do momento é o crossfit. Muito se ouve falar dos seus resultados “imediatos”, mas pouco se tem discutido sobre a maneira correta de praticar, os cuidados que se deve tomar e as lesões que podem vir a ser causadas decorrentes dos exercícios, de alto impacto, de tal atividade.

O crossfit é um programa de treinamento envolvendo força e condicionamento físico. É baseado em “superar os próprios limites” através de movimentos funcionais, de alta intensidade e variados constantemente. Busca desenvolver e melhorar a resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, agilidade e equilíbrio entre outras coisas.

É importante que se faça uma avaliação antes de qualquer atividade desportiva, para que o profissional possa orientar quais as melhores e mais indicadas modalidades. A avaliação da coluna lombar, joelhos e ombros é de absurda importância, já que as atividades do crossfit exigem movimentos rápidos, levantamento olímpico e agachamentos, exigindo bastante dessas regiões.

Os movimentos dessa atividade envolvem impacto, estresse e dependem demais das articulações. Se praticados da maneira incorreta, podem causar lesões articulares, musculares e até mesmo rompimento de tendões.

Um exemplo é a pratica de agachamentos comuns no crossfit que, ao sobrecarregar demais os joelhos, podem cursar com sobrecarga, dor e possível lesão. Se agachamento, associado a uma postura errada, pode cursar fortes dores e com lesão, também, em coluna.

Embora tenha alguns riscos, já expostos, a prática do crossfit não é desaconselhada pelos ortopedistas. Mas é importante a avaliação antes e durante a prática, periodicamente, visando a prevenção de lesões. É aconselhável, também, que a pratica seja realizada em local adequado, com profissionais experientes e qualificados, que orientem na prática correta do exercício e sempre respeitando os seus limites e tempo de adaptação.

Se aparecimento de dores, é importante que se procure o ortopedista para avaliação clínica, investigação de possível lesão e tratamento adequado.

Reagir
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr
5
Sobre o autor

João Carlos Rufino

Ortopedista e Traumatologista

(93) 99222-6664 | (93) 3518-3150

Clínica Cuidar e Hospital Cristo Salvador

João Carlos Rufino tem 28 anos de idade é natural da cidade de Belém do Pará, concluiu faculdade e residência médica em Traumato-ortopedia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) na cidade de Santarém, é membro da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia (SBOT). CRM 11325 - TEOT 16040

Compartilhe

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.