Ataque a tiros em Praga deixa ao menos 15 mortos e mais de 20 feridos; atirador foi 'eliminado', diz polícia

Ataque ocorreu no centro da cidade nesta quinta-feira (21). Entre os mortos está o atirador, segundo a polícia, e há dezenas de feridos. Atirador estava com um fuzil no alto de um prédio. Vídeos nas redes sociais mostram pessoas correndo em uma universidade.

Por Portal Giro

Foto: Reprodução

Um ataque a tiros no centro de Praga, capital da República Tcheca, nesta quinta-feira (21) deixou 15 mortos e mais de 20 feridos, informou o serviço de resgate de emergência local. O suspeito foi "eliminado", ainda de acordo com a polícia.

Foram ao menos 15 mortos, segundo o serviço de emergência de Praga, mais o atirador.

Além disso, há 9 feridos graves, de 5 a 6 moderadamente graves e 10 feridos leves, ainda de acordo com o serviço de emergência.

"O atirador foi eliminado. Todo o edifício está sendo evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos no local", informou a polícia na rede social X (ex-Twitter).

O que se sabe até agora:

• Há ao menos 15 mortos, segundo o serviço de emergência de Praga, mais o atirador;

• Também há 24 ou 25 feridos: 9 graves, 5 ou 6 moderadamente graves e 10 leves, também de acordo com o serviço de emergência;

• O atirador estava com um fuzil no alto de um prédio e foi "eliminado", segundo a polícia, sem dar detalhes

• Os relatos indicam que os tiros foram disparados na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, que fica em frente à Jan Palache Square, na cidade velha de Praga.

• Os funcionários da biblioteca da faculdade reuniram cerca de 50 alunos em uma sala sem janelas e ficaram esperando pela ação policial, contou um dos alunos para a rede de televisão estatal CzechTelevision.

O primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala, decidiu cancelar um compromisso que teria em outra cidade e retornar a Praga para tratar do caso com o ministro do Interior e a polícia.

A polícia pediu para que os cidadãos não deixem suas casas.

O prefeito da cidade, Bohuslav Svoboda, utilizou as redes sociais para prestar condolências às famílias das vítimas.

"Assistimos a uma tragédia de proporções sem precedentes. É terrível quantas vidas inocentes foram perdidas. Minhas mais profundas condolências a todos os enlutados. Não devemos ceder ao mal", disse ele.

Veja a publicação no Instagram

Fonte: G1 Mundo