Josiany Maria Queiroz, 35 anos.

Mulher morre 15 horas depois de cesariana no Hospital Municipal de Itaituba

Morte aconteceu na manhã desta quarta-feira (9); Segundo o hospital, mulher sofreu embolia pulmonar.

Josiany Maria Queiroz, 35 anos.

Na manhã desta quarta-feira (9) uma paciente, identificada como Josiany Maria Queiroz, de 35 anos, moradora de Miritituba, que estava internada no Hospital Municipal de Itaituba (HMI), morreu durante o pós-operatório de um parto cesariana realizado na noite desta terça-feira (8), por volta das 19h. Segundo o hospital, a causa da morte foi embolia pulmonar.

Segundo informações repassadas por funcionários do hospital, logo depois do procedimento, a paciente encontrava-se com quadro de saúde estável e progressiva recuperação. Além disso, a mesma teria passado a madrugada sem apresentar queixas ou complicações, uma vez que a cirurgia teria sido realizada com sucesso.

De acordo com o que foi informado, Josiany teria sofrido uma parada cardio-respiratória enquanto se levantava para ir tomar banho, chegou a ser socorrida, mas faleceu logo em seguida.

“Ela passou a noite muito bem, sem reclamações ou dor, amanheceu conversando e, de repente, quando levantou para ir ao banheiro já deu a parada. Ainda tentamos reanimá-la, mas infelizmente ela não resistiu”, afirmou um funcionário do HMI.

A criança passa bem e está sob os cuidados da família.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea.

Foto ilustrativa

Na gravidez há um risco de embolia pulmonar 5 a 10 vezes maior que numa mulher nas mesmas condições de saúde e mesma faixa etária fora do período gestacional. No pós-parto a coisa é ainda pior, o risco aumenta 15 a 35 vezes. Esse risco só começa a cair após a sexta semana depois do parto e atinge os níveis pré-gestacionais lá pela 12ª semana.

Fonte: Portal Giro

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.