Vereador reclama após respiradores destinados à Itaituba serem levados para Santarém

Segundo Peninha, 10 respiradores haviam sido entregues pelo governo do estado ao Hospital Regional do Tapajós (HRT).

Por Richardson Carvalho

Peninha desabafa sobre caso envolvendo respiradores enviados para o HRT.

Peninha, vereador de Itaituba, usou espaço em sessão online da Câmara Municipal, realizada nesta quarta-feira (10), para expor sua revolta com relação ao caso onde, segundo ele, 10 respiradores chegaram à Itaituba para o HRT e foram encaminhados dois dias depois para o Hospital de campanha em Santarém.

Para o parlamentar, apesar do hospital regional não ter uma previsão certa para inaugurar, mesmo após 8 anos de construção, os respiradores poderiam ter sido instalados na UPA, ou até mesmo no HMI.

Segundo Peninha, Itaituba conta apenas com 4 respiradores à disposição na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde concentram-se os atendimentos às pessoas infectadas pela Covid-19. Outros dois respiradores do município teriam sido enviados para conserto após apresentarem problemas.

Peninha disse, ainda, que o governo prometeu devolver os respiradores até a inauguração da unidade, e também teria havido a promessa de mais 10 respiradores para o município até esta sexta-feira (12).

"Nós precisamos em Itaituba de UTI para salvar vidas. Como atender os casos graves com apenas 4 respiradores? (...) Esta conversa de que vão trazer de volta para Itaituba depois, nos traz o seguinte questionamento: quando e quanta gente vai ter que morrer precisando de respirador?" ressaltou o vereador.

Por várias vezes o governo anunciou a inauguração do Hospital Regional de Itaituba, a última delas ocorreu no último sábado (6) quando Helder disse que seria inaugurado nas próximas duas semanas.

(Portal Giro)

Fonte: Giro Portal