Na quinta-feira (5), aconteceu uma reunião, em Brasília, entre o Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, e uma equipe de profissionais itaitubenses, formada por Amaro Salmo da Rosa Presidente da Fecogat, Guilherme Willi Aggens Engenheiro Florestal, Elivado Presidente da Comidec, Luciana Oliveira Advogada Comidec e o Secretário de Meio Ambiente Bruno rolim, que são atuantes na tentativa de resolver a situação da garimpagem na região de Itaituba.
A reunião foi marcada através de esforços do Deputado Federal Joaquim Passarinho e teve como pauta principal a legalização dos garimpos em Itaituba. Segundo informações cedidas pelo vereador Wescley Tomaz, o secretário Alexandre Vidigal, após a audiência, postulou em regime de urgência medidas para acelerar a legalização das atividades garimpeiras realizadas na região.
Além disso, a equipe técnica formada pela federação de cooperativas, advogado e engenheiro florestal, reuniram-se durante a tarde deste dia na Agência Nacional de Mineração (ANM) para tentar encontrar as mudanças necessárias que poderiam viabilizar a legalização dos garimpos.