Nesta terça-feira (18), Valmir Climaco, prefeito de Itaituba, divulgou uma carta de repúdio e esclarecimento, sobre áudios divulgados nas redes sociais que associam ele e o governador do Pará, Helder Barbalho, as ações de fiscalização e queimadas dos equipamentos na região garimpeira do município de Itaituba.
Na nota, Valmir Climaco diz que "sempre foi contra as ações truculentas de destruição de maquinário, e que somente o governo Federal juntamente com os órgãos competentes tem autonomia para diligenciar esse tipo de evento".
O prefeito afirma também, que "jamais irá se posicionar contrário ao que movimenta e sustenta a família itaitubense, desde quando assumiu o governo municipal tem trabalhado para regularizar a atividade garimpeira".
Segundo informações, o áudio começou a ser divulgado por um profissional de imprensa local em grupos de whatsapp. Logo após a repercussão do caso, o divulgador da fake News, também emitiu um termo de retratação onde pede desculpas pelo ocorrido e afirma que a divulgação não passou de uma postagem indevida.
Leia abaixo os documentos na íntegra.

Foto: Reprodução / ASCOM Itaituba

Foto: Reprodução