A pandemia mundial do Novo Coronavírus tem assustado os brasileiros, que buscam meios de evitar que continue a propagação do vírus nos estados e cidades do Brasil. Em vista disso, novas instituições de Itaituba anunciaram a paralisação das atividades. Dentre as instituições, estão o Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), a Faculdade Educacional da Lapa (Fael), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Instituto Federal do Pará (IFPA, Campus Itaituba).
À respeito dessa paralisação, a direção da UniCesumar confirmou ao Giro que desde o dia 12 de março estão com as aulas suspensas e sem previsão de retorno. Na UNIPLAN as aulas foram suspensas nesta terça-feira (17) e devem ser retornadas no próximo dia 29 de março. A Fael, por sua vez, comunicou por meio de nota que as aulas práticas de Educação Física e de todas as Licenciaturas estão suspensas também a partir desta terça-feira, retornando somente no dia 31 de março.
A direção do IFPA informou, também em nota, que as aulas devem ser suspensas a partir da próxima quinta-feira (19), com previsão de retorno no dia 12 de abril. Além disso, foi informado que, além da suspensão das atividades acadêmicas presenciais, os setores administrativos devem adotar um regime de jornada diferenciado, com turnos alternados de revezamento e trabalho remoto, para abranger a totalidade ou percentual de atividades desenvolvidas pelos servidores.
As instituições ressaltam que, apesar de suspenderem as aulas, nada afetará o atendimento administrativo/ comercial nas unidades, visto que funcionarão normalmente em horário comercial. Além disso, destacaram ainda que nenhum aluno será prejudicado por prazos de atividades presenciais.
Sobre a pandemia, é preciso lembrar que nenhum paciente foi testado positivo com o Novo Coronavírus em todo o Estado do Pará. Mas, essas medidas adotadas pelas instituições seguem as normas definidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estatual de Saúde que visam o controle da disseminação do vírus.
CDL
A Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) divulgou, por meio de nota, o cancelamento de uma importante reunião que deveria ocorrer no dia 25 de Março, no auditório do SEBRAE, com um palestrante que iria apresentar o projeto de uma promoção que teria o apoio da entidade.
UFOPA
No caso da Universidade Federal do Oeste do Pará, polo de Itaituba, o responsável pela gestão da instituição, Luamim Tapajós, informou que uma reunião em Santarém definirá quais medidas irão ser tomadas e, provavelmente, também irá haver a suspensão de aulas, mas a universidade estuda uma forma de amenizar os impactos desta ação para que os alunos não sejam prejudicados.
Nesta segunda-feira (16), o Giro divulgou a suspensão das atividades da UNOPAR e do CEPA.