Moradores denunciam queimadas em diversos bairros de Itaituba e alertam para os riscos à população

Segundo os relatos, os incêndios são provocados por moradores que ateiam fogo em lixo doméstico e entulhos nos quintais de suas residências e em terrenos.

Por Portal Giro

Moradores dos bairros Jardim das Araras, Maria Madalena e Viva Itaituba denunciaram, na manhã deste sábado (1º), a ocorrência de grandes focos de queimadas em diferentes pontos de Itaituba. Segundo os relatos, os incêndios são provocados por moradores que ateiam fogo em lixo doméstico e entulhos nos quintais de suas residências e em terrenos.

De acordo com as denúncias, a prática tem causado diversos transtornos à população, como a intensa fumaça, o aumento do calor, além de representar risco de incêndios de grandes proporções. Os moradores também destacam os prejuízos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.

Em um dos vídeos encaminhados à reportagem, uma moradora do bairro Jardim das Araras relata que a queimada de lixo em um terreno saiu do controle e provocou um incêndio de grandes proporções. Diante da situação, foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para conter as chamas e evitar que o fogo atingisse imóveis próximos.

Os moradores cobram maior fiscalização por parte das autoridades e pedem conscientização da população para que a prática seja interrompida, principalmente durante o período de estiagem, quando o risco de propagação do fogo é ainda maior.

A queima de lixo é proibida pela legislação ambiental e pode resultar em penalidades aos responsáveis, além de colocar em risco a segurança da comunidade e causar danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Veja a publicação no Instagram

Fonte: Giro Portal