Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, que começou em 19 de janeiro , Itaituba já imunizou 1.339 pessoas contra a doença, 50,4% do total enviado pelo Governo do Estado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Ao todo, Itaituba já recebeu 2.701 doses do imunizante, informou a Secretaria de Saúde do Estado. Dados podem ser consultados no Vacinomêtro . A vacina que está sendo administrada no município é a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Dos vacinados, 916 são profissionais de saúde, 26 são idosos institucionalizados, 101 são indígenas.
O número de vacinados em Itaituba representa 1% da população do município, de pouco mais de 101 mil de habitantes, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vacinômetro em Itaituba
• Idoso institucionalizado
• Meta: 29
• N° vacinados: 26
• Cobertura vacinal: 89%
• Idosos a partir dos 80 anos
• Meta: 1.032
• Nº vacinados: 277
• Cobertura vacinal: 27%
• Indígenas aldeados
• Meta: 411
• N° vacinados: 101
• Cobertura vacinal: 24%
• Profissionais da saúde
• Meta: 1.718
• Nº vacinados: 935
• Cobertura vacinal: 54%
• Total de vacinados: 1.339
Ao todo, segundo levantamento feito pelas Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, foram catalogados 1.032 idosos aptos a receber a vacina. Mas, de acordo com o secretário de saúde Iamax Prado, a expectativa é que o número seja ainda maior, levando em conta que existem idosos que estão em isolamento total, não estão na cidade ou não dependem do sistema público de saúde.

(Foto: Reprodução/GiroTV)
A segunda fase da vacinação iniciou de forma drive thru, na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) . A partir desta sexta-feira (05), a vacinação será descentralizada às UBS’s do município, onde esse grupo de idosos poderão se direcionar para serem imunizados. Quem estiver acamado e não puder se locomover, tem que entrar em contato com a Semsa para que posso receber a vacina.
Fonte: Portal Giro