O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades onde será aplicado o Concurso Nacional Unificado e Itaituba foi uma das escolhidas para que ocorra a aplicação das provas. As provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.
No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.
O edital do concurso com os requisitos para os cargos, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, deve ser publicado em 20 de dezembro.
A Comissão Organizadora usou como critério para a escolha das cidades a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.
DE CIDADES )
Detalhamento dos locais de prova
Para definir os locais de prova, foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas, segundo a comissão.
As provas serão aplicadas em 39 municípios da região Norte, 54 da região Nordeste, 20 da região Centro-Oeste, 44 da região sudoeste, e 23 da região Sul.
Como será a prova?
• A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.
• A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
• Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
• A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.