Um programa lançado pelo governo do Pará vai ofertar 459 bolsas de estudo em cinco instituições de ensino superior no estado para incentivar o ensino superior. Na região, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Universidade do Pará (Uepa) participam do programa “Bolsas Pará”.
Além das duas instituições, participam também a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O programa foi lançado durante a programação do “Governo Por Todo o Pará” em Marabá, na quinta-feira (4). "Não há uma cidade que não apresente na sua pauta o pedido de melhoria nas escolas. Nós temos que ir além da educação infantil, fundamental e de ensino médio. É preciso ir além, para valorizar o futuro educacional dos jovens", afirmou o governador Helder Barbalho, durante o lançamento.
O investimento inicial no programa é de R$ 3.800.849,43. Os recursos permitirão a criação de 50 bolsas de mestrado, 30 de doutorado e 379 de iniciação científica, segundo a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
No segundo quadrimestre, a partir da criação de ações de fomento, a expectativa é de liberação de valor igual ou superior, para apoiar e incentivar a pesquisa cientifica e tecnológica nas áreas consideradas relevantes e prioritárias para implantação das políticas de desenvolvimento.