Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica ocorrerá neste sábado (21), em Itaituba

A imunização é destinada a cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

Por Portal Giro

Foto: Reprodução

Neste sábado (21), a Secretária Municipal de Saúde (SEMSA) estará realizando o dia "D" da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, em Itaituba, sudoeste do Pará.

A população deverá levar os animais de estimação nos postos de saúde, ou em algumas instituições escolares e igreja, das 8h às 17h. A vacina antirrábica é gratuita e obrigatória em cães e gatos a partir de três meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores.

O cuidador deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. É importante destacar que o ideal é que os animais sejam levados por adultos, e não por crianças, para evitar acidentes que, porventura, possam acontecer.

Imagem divulgada pela SEMSA em suas redes sociais. (Foto: Reprodução)

A doença

A raiva é um vírus transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida do animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.

A raiva é uma doença sem cura para os animais e seres humanos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

Fonte: Giro Portal