O 7º Grupamento de Bombeiros Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está ministrando em Itaituba, sudoeste do Pará, um curso de capacitação de primeiro socorros com ênfase na Lei Lucas (13722/18) para profissionais da educação e da saúde.
A Lei Lucas, que foi sancionada em 2018, obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Na cidade o curso está sendo ministrado no auditório da Semed, para professores da educação infantil, ensino fundamental, técnicos e profissionais da saúde dos bairros.
Segundo o Sargento Alexandre, a capacitação iniciou na terça-feira (08), se estende nesta quarta-feira (09), e a entrega do certificado com qualificação de 20 horas, deve ser entregue na quinta (10). É a primeira vez que esse tipo de capacitação acontece na cidade, e o curso poderá ser estendido para outros lugares que estão sob a responsabilidade do 7º GBM.
O Sargento Alexandre, relata que a iniciativa surgiu quando o Major Daniel assumiu o Subcomando da unidade, e perguntou sobre o que poderia ser feito em relação a capacitação nesta lei. Então, o sargento buscou se especializar em um instituto de São Paulo, para poder se habilitar para o curso.
“O atual comandante, o major Daniel, quando ele assumiu o subcomando, vindo de Altamira, ele chamou e perguntou sobre essa questão. [...] Era uma lei que conhecia, mas não deixava claro o que era pra ser feito. [...] Então falei que se me desse um tempo, eu iria me capacitar. Foi o que eu fiz, fiz um curso pelo Instituto Brasileiro de APH de São Paulo, após 30 dias de curso, eu fiquei habilitado. [..] Quando ele assumiu o comando da unidade, mais uma vez ele chegou conosco e solicitou que o curso fosse executado”, conta o Sargento.
O projeto foi criado pelos Bombeiros e encaminhado para a diretoria de ensino, que o aprovou, e os participantes foram escolhidos pela Semed para que os ensinamentos fossem iniciados.
De acordo com o Sargento Alexandre, a equipe de instrução está enfatizando a prática, mostrando o que deve ser feito em situações de emergência. Alexandre destaca que em toda a região do Tapajós, baixo Amazonas e Xingu, Itaituba é a primeira cidade que se preocupa com a questão da capacitação com ênfase na Lei Lucas.