Itaituba à caminho do Crescimento e desenvolvimento: ’urbanização’

Postado em: 24 de fevereiro de 2017, às 14:57hs

Praça Celso Mateus, recebe dezenas de pessoas diariamente para a prática de esportes

Planejar uma cidade era de responsabilidade dos arquitetos, porém o crescimento populacional e a ocupação das áreas fez com que surgisse a necessidade do urbanismo que consiste no planejamento urbano, quer dizer, na orientação do crescimento de cidades, como em projetos de saneamento.

Eliana Machado, arquiteta urbanista e professora do IFPA campus Itaituba.

Em um bate papo com a arquiteta urbanista, e também professora do campus IFPA em Itaituba, ELIANA MACHADO, ela diz que a atual administração municipal já iniciou com um grande passo para a melhoria da paisagem e a estética da cidade realizando   inúmeras ações de limpeza em diversos pontos. As ruas da cidade também ganharam uma cara nova, ela diz que é fundamental elaborar programas de conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa, tanto por questões de saúde como também para melhorar permanentemente a estética, com ações envolvendo as escolas, as instituições de saúde e as instituições religiosas para manter esse assunto como prioridade e modificar o hábito local de descarte de seus resíduos.

Eliana, afirma que a cidade está crescendo muito e diante dos empreendimentos previstos, sem um controle do uso do solo urbano perderemos a oportunidade de ter uma cidade coletiva.

“ Precisamos gostar e cuidar da nossa cidade, ser generosos com os idosos, com a pessoa com deficiência, com as mulheres, com as crianças, com os jovens, com os negros e índios, com os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos dizer: essa cidade também é minha e eu quero participar das decisões sobre o seu futuro”.

Conhecida como Praça da Bandeira

Segundo a diretoria de urbanismo, a cidade estava com falta de drenagem, com alagamentos em vários pontos da cidade, em apenas vinte dias, foram feitas drenagens nos bairros, liberdade e floresta. A diretoria também está realizando um trabalho no bairro São Tomé e cidade baixa, onde existem três quarteirões de palafitas. Estão trabalhando com bem-estar social e defesa civil, no cadastramento das pessoas para retirada em casos de risco. A capina e roçagem em alguns pontos da cidade ainda é constante, tentando sempre conscientizar a população para que colaborem na hora da coleta, jogando seus entulhos nos horários devidos do recolhimento.

Trabalho ostensivo de limpeza nas ruas

A coleta de lixo chega a retirar 5 toneladas por dia. Com o número intenso de despejo nas ruas, a atual administração viu a necessidade de solicitar ao governo federal seis caminhões papa-lixos, com isso irá agilizar os trabalhos de limpeza no município.

Gerson Hiller, diretor de urbanismo da SEMINFRA

Gerson Hiller, diretor de urbanismo da SEMINFRA, nos fala em entrevista que já chegaram a tirar das ruas mais três mil toneladas de entulhos e galhadas de arvores. São quase quinhentas carradas diariamente, conta que tem como prioridade de controle os quatros cantos de entrada da cidade, aeroporto, quilometro sete, porto da balsa e hidroviário. Destacou ainda que na avenida justo chermont, foi eliminado dentro de dois dias o extenso lixo que havia no local, dando mais acessibilidade para quem passa por ali.

Para manter o controle de ocupações desordenadas de

Parte da orla Itaituba

barracas na orla da cidade, a diretoria de urbanismo está atuando junto a outras secretarias, no intuito de fiscalizar o local, onde apenas os quiosques possam permanecer diariamente. Também foi realizado trabalhos de retirada de barracas próximo a “estátua do violeiro”, com ajuda da vigilância sanitária, SEMMA e tributos. Existe ainda um projeto de lei em estudo que está sendo elaborado pela secretaria de administração.

Gerson nos conta que existe um projeto de arborização nas ruas, com mudas de palmeiras, arbustos, ipês de jardins de várias cores, e que inicialmente será feito na “praça do congresso”, na avenida Nova de Santana para servir como modelo.

“Queremos fazer um trabalho colorido e lindo para o povo amar mais a nossa cidade, e não reclamar. Fazer uma cidade mais bela e admirada não só por nós, mas por quem chega de fora também. “ 

Reagir
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr

Compartilhe

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.