Liberação da estrada e Ponte em Jacareacanga.

Indígenas liberam estrada e ponte que dão acesso ao município de Jacareacanga

A liberação aconteceu após ocorrer entendimento entres líderes dos povos indígenas contra e à favor da garimpagem na região.

Liberação da estrada e Ponte em Jacareacanga.

Depois de quase 48 horas de bloqueio, a estrada que dá acesso a cidade de Jacareacanga, no sudoeste do estado, foi liberada nesta terça-feira (15), pelos índios Mundurukus, os quais reivindicam, junto as autoridades federais, a saída de garimpeiros pariwat (brancos) de suas terras. Exigiam ainda a realização de uma audiência pública com o Ministério Público Federal (MPF) e autoridades municipais de Jacareacanga, para tratar do assunto.

Conforme informado, a princípio fizeram uma barricada na rua Santo Dumont, que dá acesso ao centro da cidade e outros bairros, depois um grupo seguiu para o trevo da cidade. Desse modo, a liberação aconteceu depois de ocorrer entendimento entres os caciques. Além disso, ficou marcada para o dia 17 de outubro uma reunião entre os caciques e lideranças que acontecerá, possivelmente, na Câmara Municipal de Jacareacanga.

De acordo com um comunicado realizado pelos indígenas Mundurukus, eles estariam recebendo ameaças por seguirem na defesa do território indígena e afirmaram: “Vamos retomar o controle do nosso território, temos o nosso próprio governo e todos tem que respeitar. Não vamos parar esta luta, até solucionar os nossos problemas”.

Outro grupo de indígenas Mundrukus, que são a favor da permanência das atividades garimpeiras nas áreas, também realizaram manifesto, na segunda-feira (14), por meio de uma passeata pelas ruas de Jacareacanga demonstrando o apoio ao trabalho realizado pelos garimpeiros.

Fonte: Portal Buré

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.