Itaituba, 25 de Fevereiro de 2018

HRBA de Santarém está entre os 10 melhores hospitais públicos do Brasil

Postado em: 11 de Março de 2017, às 17:46hs

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, está entre os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo lista divulgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Entre os 2.987 hospitais que realizam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), o HRBA recebeu nota máxima, sendo certificado por oferecer um elevado padrão de atendimento à população. Esta é a segunda certificação que o hospital recebe desde a implantação. O primeiro foi em 2014.

Além do HRBA, o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, também recebeu certificação de excelência. Os dois hospitais são vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Estado (Sespa), e gerenciados pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar Pró-Saúde, desde o ano 2008, quando foram criados. A oorganização Pró Saúde mantém a gerência das unidades por meio de um contrato de gestão firmado com a Sespa.

O hospital Regional do Baixo Amazonas atende média 1,1 milhão de pacientes de 20 municípios da região e presta atendimentos que incluem cirurgia geral e cirurgia avançada, infectologia, medicina intensiva e obstetrícia, ginecologia, anestesiologia e cancerologia cirúrgica e clínica, além de clínica médica, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia e pediatria e residência médica em 13 especialidades.

Certificação de excelência
Para ser considerada com qualidade em excelência, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) analisa o atendimento ofertado nos ambientes hospitalares: infraestrutura, internação, controle de infecções, higienização e outros processos envolvidos na assistência aos pacientes. Os focos gerais nas vistas e avaliações são a qualidade de atendimento, a gestão de processos, a segurança oferecida aos que são atendidos e os resultados econômicos, assistenciais e de desenvolvimento de seus serviços.

A acreditação conferida pela ONA é válida por três anos. A avaliação é de caráter voluntário: os hospitais que querem se tornar referência no setor de saúde se oferecem e se programam para receber instituições especializadas em mensurar o nível dos serviços prestados. Ao longo de visitas – que podem durar até três dias – e através da análise de documentos, avaliadores verificam mais de 1,7 mil itens antes de outorgar a certificação.

Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Esta instituição foi fundada em 1999 e é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos, que realiza avaliações que seguem padrões estabelecidos pelas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação.

Único Hospital com alto padrão na região Norte
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou os nomes dos hospitais que possuem os mais altos padrões de qualidade no atendimento fornecido à população. A lista contempla 133 hospitais, sendo que apenas três estão localizados no Norte do Brasil, todos no estado do Pará. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é a única instituição pública da região na lista. O conteúdo foi divulgado no final de março.

Fonte: G1 Santarém

Reagir
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr
1

Compartilhe

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.