Deputado Federal Joaquim Passarinho e empresário Roberto Katsuda.

Empresário agradece apoio de deputado que representou a região em Brasília

Roberto Katsuda apresentou sua declaração em agradecimento aos esforços feitos pelo Deputado Federal Joaquim Passarinho para a legalização da garimpagem.

Deputado Federal Joaquim Passarinho e empresário Roberto Katsuda.

Foram diversas as ações realizadas por empresários, garimpeiros e políticos da região oeste do Pará que reivindicavam respostas do governo sobre a legalização da garimpagem. Ainda neste mês de setembro, por exemplo,  houveram duas manifestações nas quais interditaram a BR 163 no Distrito Moraes Almeida, a primeira pacífica e coordenada pelos garimpeiros e a última, tinha como liderança os indígenas Mundurukus que proibiram totalmente a passagem de veículos, com exceção de ambulâncias e carros oficiais.

Manifestação de garimpeiros e empresários em Moraes de Almeida

Em decorrência disso, várias reuniões foram realizadas em Brasília, capital do país, entre elas com o Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, em 5 de setembro, e a audiência com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), na segunda-feira (16). Estas que foram resultados de esforços realizados pelo Deputado Federal Joaquim Passarinho.

Reunião em Brasília na Casa Civil. (Foto: Reprodução)

Nestes encontros estiveram presentes representantes regionais que buscavam meios de viabilizar a legalização das atividades garimpeiras, como, por exemplo, o Secretário de Meio Ambiente, Bruno Rolim, o Vereador Wescley Tomaz, o advogado Fernando Brandão, e empresários, como Roberto Katsuda, da BMG Hyundai.

Reunião em Brasília na Casa Civil. (Foto: Reprodução)

Em agradecimento ao Deputado, o empresário Roberto Katsuda afirmou “A “gratidão” tem sido uma de minhas primícias em todas as relações. Não poderia deixar de manifestar minha admiração, agradecimento e reconhecimento pelo Deputado Federal JOAQUIM PASSARINHO, que desde o início de nossas lutas frente aos movimentos de legalização do garimpo e da garimpagem de Itaituba e do Alto Tapajós, tem sido o principal apoiador político em Brasília. Sempre fazendo a diferença. Em nome da BMG Hyundai, dos garimpeiros e da população que direta ou indiretamente dependem do garimpo, registro nossa Gratidão!”.

Representantes itaitubenses em reunião em Brasília.

Segundo o advogado Fernando Brandão, a declaração do empresário demonstra toda a gratidão que o mesmo tem em relação ao trabalho realizado pelo deputado e pelos demais que o apoiaram nessa investida, referindo-se às diversas tentativas de marcar reuniões com as autoridades que realmente poderiam dar uma resposta válida e eficiente em relação à garimpagem na região, mais especificamente ao processo de legalização.

Fonte: Portal Giro

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.