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Confira as dicas da Gênesis Therapy para a saúde dos seus cabelos

Neste artigo a Dra Pricylla Barbosa fala dos alimentos e vitaminas que fazem bem para a saúde dos cabelos.

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Para manter os cabelos saudáveis são necessários vários fatores nutricionais, hormonais, genéticos e emocionais. O fio de cabelo é composto basicamente por Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que unidos, formam uma proteína chamada queratina que representa 85% da composição do cabelo, completado por 12% de água, 3% entre lipídios e sais minerais.

Além disso, algumas alterações na qualidade da alimentação e quantidade de nutrientes ingeridos podem levar a níveis deficientes no organismo e resultar em doenças. Como o cabelo é feito basicamente de proteína, garantir a ingestão adequada na dieta é fundamental para tornar o cabelo forte e saudável. Quando a ingestão de proteínas é insuficiente, o cabelo poderá ficar seco, fraco e quebradiço. Inclua na sua dieta alimentos como frango, peixe, ovos, laticínios, leguminosas e nozes.

A ingestão de água é importante para a saúde e hidratação capilar, beba muita água, seu corpo e seus cabelos agradecem!

Um grande número de vitaminas são reconhecidamente como essenciais para a função normal da pele e do folículo piloso, tais como vitamina D, A, B2 (riboflavina), B3 (niacina), B8 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cianocobalamina) e Vitamina C (ácido ascórbico).

A vitamina A é necessária para o organismo, pois proporciona a produção de sebo, substância oleosa que proporciona um efeito condicionante natural. Sem o sebo o cabelo poderá ficar ressecado. Produtos de origem animal e vegetais de cor laranja/amarelo ricos em betacaroteno (que produz vitamina A), como cenouras, abóboras e batata-doce devem ser incluídos na sua alimentação.

Para manter cabelos e unhas fortes e acelerar o seu crescimento inclua alimentos ricos em vitamina B. Pouca biotina pode causar cabelos quebradiços e levar à perda capilar. Aposte em alimentos como cereais integrais, fígado, gema de ovo, farinha de soja, couve, espinafre e repolho.

A vitamina C além de ser um ótimo antioxidante, ajuda na absorção de ferro e contribui na produção de colágeno que fortalece o folículo piloso. Frutas como goiaba, kiwi, morango, laranja, limão, acerola são fontes dessa vitamina.
Além das vitaminas, uma ampla variedade de minerais são reconhecidos como essências para a função normal da pele e para os folículos capilares, destacando-se o ferro, zinco, selênio, como também iodo, magnésio e cobre.

Outro componente fundamental para a saúde do cabelo é o ferro, pois sua insuficiência é uma das principais causas de perda capilar afetando o ciclo de crescimento capilar, que também poder ser provocada pela falta de zinco, capaz de deixar cabelos finos e quebradiços. A proteção do couro cabeludo, por sua vez, envolve outros minerais importantes como o zinco e o selênio.

Onde é possível encontrar esses minerais?

Carnes vermelhas e vegetais como brócolis e couve são fontes de ferro. Cereais fortificados e integrais são uma boa fonte de zinco, assim como ostras, carne e ovos.

Qual a melhor medida para cuidar dos seus cabelos?

Além dos diversos cuidados capilares como o uso de cosméticos adequados para seu tipo de cabelo uma alimentação saudável e equilibrada de nutrientes dentro da rotina alimentar colabora diretamente na saúde e beleza dos fios. E para potencializar os resultados, os nutracêuticos também podem ser utilizados como suplementos capilares.

Caso tenha dúvidas sobre a saúde do seu cabelo (queda, calvície e alopecias) e couro cabeludo (caspa, dermatite seborreica, coceira, feridas e etc.) procure sempre profissional habilitado. Cuidado com a auto medicação ou suplementação.

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