Socorrista morre ao cair de paredão de 9 metros durante atendimento no RS

Técnica de enfermagem Lorezete Duarte, de 45 anos, tentava ajudar homem que ameaçava se atirar de paredão às margens da BR-386. Ele foi internado em estado estável. De acordo com o delegado do caso, um inquérito foi instaurado para investigar a queda.

Por Portal Giro

Foto: Reprodução
Lorezete Duarte, de 45 anos.

Uma socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) morreu na última quarta-feira (19), enquanto tentava ajudar um homem que ameaçava se atirar de paredão de 9 metros de altura às margens da BR-386, em Frederico Westphalen, na Região Norte do RS. Lorezete Duarte, de 45 anos, foi sepultada na tarde desta quinta (20), em Seberi, sua cidade natal, na mesma região do estado.

Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, a socorrista teria se aproximado por trás do homem, de 32 anos, que estava à beira do paredão e tentado agarrá-lo. Nesse momento, os dois acabaram caindo.

Ele sobreviveu e está internado em um hospital de Frederico Westphalen. O estado de saúde dele é estável. Lorezete teve traumatismo craniano, chegou a ser levada ao Hospital de Clinicas de Passo Fundo, mas não resistiu.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias.

Em nota, o executivo municipal afirma que a socorrista "perdeu sua vida corajosamente no exercício da sua função". Lorezete deixa uma filha de 7 anos e um filho de 22 anos.

De acordo com o delegado Jacson Boni, responsável pelo caso, um inquérito foi instaurado para investigar a queda. Ele indica que a polícia vai tentar entender se a morte da socorrista foi um acidente causado pelo desequilíbrio ou um homicídio.

"Vamos ouvir o colega dela que estava junto nos próximos dias e, por fim, fazer um interrogatório com o homem que está envolvido, para entender se ele tem alguma respondibilidade sobre a morte dela", diz o delegado.

Paixão pela profissão

Janete Duarte, irmã de Lorezete, diz que a técnica de enfermagem trabalhava como socorrista há mais de 10 anos e amava a profissão.

"A paixão da vida dela era ser socorrista. Ela amava a profissão dela e tudo que ela mais gostava de fazer era salvar vidas", comentou.

Nota da prefeitura de Frederico Westphalen

"A prefeitura municipal de Frederico Westphalen, em nome do prefeito municipal, José Alberto Panosso, e do vice-prefeito, João Francisco Vendruscolo, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento da servidora pública Lorezete Duarte, técnica de enfermagem e socorrista do SAMU, ocorrido nesta quarta-feira, dia 19 de julho de 2023.

Nesse momento de dor, consternação e tristeza, a administração municipal, em nome de todos os colegas servidores públicos, presta os seus mais sinceros sentimentos e se solidariza com os familiares pela passagem desta nobre profissional, que perdeu sua vida corajosamente no exercício da sua função.

A prefeitura de Frederico Westphalen, decreta luto oficial por três dias a partir de hoje (19/7) em decorrência do falecimento de Lorezete Duarte.

A administração pública reforça os votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à imensa dedicação e excelente trabalho prestado ao município de Frederico Westphalen."

Fonte: G1 Rio Grande do Sul