Um homem de 37 anos morreu na manhã deste sábado (6) após ser baleado por um militar do Exército na orla da praia da Enseada, no Guarujá, litoral de São Paulo. O caso ocorreu enquanto o suspeito fugia após um roubo, segundo informações preliminares da Polícia Civil.
De acordo com o registro da ocorrência, o militar, que é de Itu, afirmou ter sido abordado e ameaçado com uma faca durante uma tentativa de assalto. Ele teria entregado seus pertences ao suspeito, que fugiu em seguida. Ainda conforme o relato policial, o militar passou então a perseguir o homem armado.
A perseguição ocorreu na faixa de areia, onde havia banhistas caminhando e correndo, o que assustou pessoas que estavam no local. Vídeos e relatos de testemunhas indicam que o militar continuou atirando até que o suspeito caiu no chão. Após os disparos, o homem permaneceu caído enquanto outras pessoas se aproximavam.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte no local. A Polícia Civil informou que o suspeito havia deixado a prisão há cerca de uma semana e portava um cachimbo do tipo utilizado para fumar crack. A faca supostamente usada na tentativa de assalto e a arma do cabo do Exército foram apreendidas para perícia.
O caso foi registrado na Delegacia Sede do Guarujá como roubo e homicídio com excludente de ilicitude. As investigações seguem em andamento para esclarecer a dinâmica completa dos fatos.