Microfone capta comemoração de deputado estadual durante licitação do governo do Mato Grosso: "Uma é minha"

A gravação foi captada durante evento realizado nesta semana em Pontes e Lacerda (MT), quando o deputado estadual Valmir Moretto comentou obras do governo e disse "uma é a minha". Após a repercussão, ele afirmou que se tratou de "vício de linguagem" e negou irregularidades.

Por Portal Giro

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos-MT) foi gravado durante um evento em Pontes e Lacerda comentando uma licitação do governo de Mato Grosso. O áudio, que ganhou repercussão nas redes sociais, registra o parlamentar afirmando: “É, três obras lá. Duas é Agrimat, uma é a minha”, enquanto conversava com o governador Mauro Mendes (União Brasil). O evento marcou a assinatura de investimentos estaduais que somam R$ 249,9 milhões para o município, incluindo a construção do Hospital Estadual do Sudoeste Mato-grossense.

Após a divulgação do conteúdo, Moretto publicou uma nota em que classificou a fala como “vício de linguagem”. O deputado afirmou ainda que deixou a sociedade em uma empresa do setor da construção civil em 2018, antes de assumir o mandato. Na mesma manifestação, destacou que os processos licitatórios seguem critérios técnicos e legais, com transparência.

O governo de Mato Grosso informou, também em nota, que a obra do hospital ainda está em fase de projeto e que o processo licitatório não foi iniciado. A administração estadual acrescentou que não há contratos vigentes com empresas que tenham parlamentares em seu quadro societário e reiterou que as licitações seguem a legislação vigente.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou que eventuais apurações devem ocorrer sem julgamentos antecipados. Segundo ele, a legislação proíbe parlamentares de manterem participação em empresas com contratos com o poder público. Russi também declarou que, pelo que compreendeu, Moretto celebrava a realização da obra do hospital, para a qual teria contribuído, inclusive com emenda destinada à aquisição do terreno.

Veja a publicação no Instagram

Fonte: O Globo