O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicou uma multa de R$ 6.531.000,00 ao Exército Brasileiro pelo incêndio que devastou 312 hectares do Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 24 de junho deste ano. A queimada, que destruiu cerca de 311 hectares de vegetação nativa, foi causada por um fogareiro e líquido inflamável usados durante um treinamento de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) no local.
O incêndio começou na região do Morro do Couto, a mais de 2.500 metros de altitude, onde 415 militares realizavam exercícios de montanhismo. O incidente ocorreu no dia em que a unidade de conservação, a mais antiga do país, completava 87 anos. Desde 1957, o local é utilizado para treinamentos militares.
Segundo o ICMBio, a investigação envolveu a análise de dados meteorológicos, imagens de câmeras de monitoramento, entrevistas e o uso de drones para mapear a área atingida. O estudo concluiu que o incêndio começou na margem de uma estrada, ao lado de um comboio do Exército. Embora os militares tenham detectado o incêndio rapidamente e ajudado no combate inicial, o dano ambiental foi significativo.
Como medida adicional, o ICMBio embargou a área para permitir a regeneração da vegetação. O órgão também está negociando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal e a Aman para mitigar os danos causados. Além disso, haverá uma revisão das normas para atividades militares no parque e um monitoramento contínuo da área afetada.