Sessão de quarta-feira (13) em homenagem ao dia da Mulher. (foto: Richardson Vieira)

14 mulheres são homenageadas em sessão especial da câmara de vereadores em Itaituba

Cada vereador indicou uma mulher de Itaituba para receber o título Mulher de Expressão. Confira as homenageadas:

Sessão de quarta-feira (13) em homenagem ao dia da Mulher. (foto: Richardson Vieira)

A câmara municipal de vereadores de Itaituba, em sessão especial realizada na quarta-feira (13), homenageou 14 mulheres da cidade com o título Mulher de Expressão, em reconhecimento ao dia Internacional da Mulher.

Cada vereador pôde indicar uma mulher para receber a homenagem, todas foram devidamente apresentada e receberam um certificado de reconhecimento e até presentes. Entre as homenageadas estavam empresárias, educadores, profissionais, religiosas e vendedora ambulante.

No uso da tribuna, os vereadores destacaram a importância da mulher para a sociedade atual. Também foi discutido o triste cenário que mostra o alto índice de feminicídio no país.

Para uma das homenageadas, a empresária do ramo da construção civil Luzenira Santos, o reconhecimento é muito motivador, pois a valorização da mulher, seja como pessoa ou profissional, é de extrema importância para a sociedade. Veja quem foram as homenageadas:

Erni Silvana Kika Coletti Maciel – Homenageada pelo Vereador Agnaldo Cirino de Oliveira (Dadinho Caminhoneiro)

Nascida no Rio Grande do Sul, chegou a Itaituba em 2003. Empresária e professora concursada, leciona na escola A mão Cooperadora; prestou serviços, por sete anos, na FAI; atualmente, atua como empresária do ramo de autopeças e mecânica.

Joaquina de Lima – Homenageada pela vereadora Antônia Pereira Farias

Filha da terra, trabalhou como auxiliar doméstica, funcionária do Cartório, auxiliar administrativa e vendendo Tacacá nas escolas da cidade. Atualmente, possui a mais tradicional banca de comidas típicas na Orla da cidade.

Luzenira Maria dos santos – Homenageada pelo Vereador Daniel Martins dos santos

Conhecida como “Lôra’, veio de família com condições financeira favorável, mas sempre desejou ser independente. Aos 7 anos, com uma bandeja na cabeça, trabalhava como vendedora nas ruas de Itaituba; na adolescência trabalhou como roçadeira em fazendas, carroceira e empregada doméstica. Mais tarde, montou sua própria marcenaria.

Hoje, bem sucedida, a empresária destaca-se por sua disposição para o trabalho. É comum encontra-la ajudando em diversas funções em suas empresas; mesmo com seus mais de noventa funcionários.

Luciane Alves de Oliveira Pereira – Homenageada pelo Vereador Diego José Mota Freitas

Advogada, nascida em Uberlândia, já trabalho como docente na Faculdade de Itaituba e Assessora jurídica da Defensoria Pública; atualmente, tem escritório de advocacia na cidade, atua em causas sociais, faz palestras em escolas e eventos, faz parte da comissão da “OAB vai à escola”, onde ministra palestras para estudantes.

Luzinete Maria Santos da Silva – Homenageada pelo Vereador Dirceu Biolchi

(Representada pela Mãe)

Funcionária pública a 25 anos, a 13 trabalha diretamente com idosos e deficientes na casa de Passagem.

Sunamita Araújo Aguiar – Homenageada pelo Vereador Emanoel do Livramento P. Júnior

Formada em Administração de empresas, atua no comércio farmacêutico com a Drogaria Alvorada. Contribui para o crescimento da economia local, empregando mais de 50 colaboradores e colabora, também, em diversas ações sociais.

Nataly Cristina da Silva Costa – Homenageada pelo Vereador Etevaldo Pereira Lima

Graduada em pedagogia e Pós graduada em Psicopedagogia, atua na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Atuava, anteriormente, em benevides-PA, onde trabalhava com crianças especiais. Foi reconhecida pelo Instituto Natura pelas práticas de Alfabetização, quando, na oportunidade, desenvolveu um trabalho de Alfabetização de 30 crianças com idade de 5 anos, em apenas 3 meses.

Eva Ferreira Bonfim – Homenageada pelo Vereador João Bastos Rodrigues

(Não tivemos acesso ao histórico)

Luzimar Maria dos Santos – Homenageada pelo Vereador José Belloni Nunes

(Representada pela Irmã)

(Não tivemos acesso ao histórico)

Maria de Fátima Alves Araújo – Homenageada pelo Vereador Manoel Rodrigues de Sousa

Nascida no Piauí, chegou a Itaituba no ano de 1988, em busca de trabalho. Foi merendeira nas escolas magalhães Barata, Maria Aparecida e Anchieta; foi coordenadora da Comunidade Santa Rita de Cássia e, atualmente exerce a função de coordenadora do dízimo da Igreja Santa Rita de Cássia, no Bairro da Paz.

Lindoneida Márcia Lopes Silva Monteiro – Homenageada pela Vereadora Maria de Almeida Silva

Professora desde 1989, trabalhou como docente, auxiliar administrativa, secretária escolar e diretora na Antonio Luiz Gonzaga Barros.  Também trabalha na escola Maria Oliveira de Mendonça e APAE; e foi coordenadora do setor da Zona Rural na SEMED. Atualmente, atua como professora de Educação Especial.

Rosângela Dantas – Homenageada pelo Vereador Raimisson Antonio de A. Santos

Formada em matemática pela UFPA; é designer de jóias na Fábrica de jóias Amazônia, foi Miss Itaituba 1988, Rainha do Carnaval, Garota Tropikália e outros títulos. Atualmente, também atua como jurada nos concursos de beleza e auxiliando as misses com aulas de etiqueta e postura.

Iraci do Socorro Miranda de Carvalho – Homenageada pelo Vereador Luiz Fernando S. dos Santos

Aidil Evangelista da Silva Ribeiro Lima – Homenageada pelo Vereador Wescley Silva Aguiar

Graduada em Teologia e Direito. Atual chefe da Unidade avançada da ANM, em Itaituba. Desenvolve trabalho relevante na legalização da atividade minerária de garimpos na região.

Fonte: Portal Giro

Comentários

A seção de comentários deste site permite que as pessoas comentem o conteúdo usando as respectivas contas do Facebook. Para comentar, você precisa estar com uma seção ativa na rede social.