Itaituba a caminho do Crescimento e desenvolvimento: ‘Construção civil’

Itaituba está no caminho certo? Iniciamos hoje uma série de reportagens ESPECIAIS sobre a CIDADE.

Construção localizada na trav São José.

Para quem não conhece essa maravilhosa cidade, ITAITUBA, é um município PARAENSE, Localizado no norte Brasileiro. A cidade é considerada um dos municípios mais populosos do estado, e também um dos principais centros econômicos do Oeste do Pará. É uma das cidades que apresentam crescimento econômico acelerado no interior do Brasil, além de ser destaque nos vestibulares regionais e estaduais. O município também é conhecido como a “ A cidade pepita”, pela grande extração de ouro que há muitos anos é feita na região, e ainda é Rica pela diversidade paisagística, com suas belas praias.

Circulando pelas ruas da cidade, aos olhos de um povo sonhador, percebemos o crescimento de Itaituba. A cidade cresceu muito seu número de habitantes, e com isso se abrigam novas empresas e moradias. O setor comercial de Itaituba também tem crescido. A construção de novos prédios e instalação de grandes empreendimentos, a sinalização nas ruas, e os novos conjuntos habitacionais que ocupam parte do que antes era mata, hoje trazendo uma moradia mais digna para a população mais carente.

Cresce o número de obras de construção civil em ITAITUBA.

Itaituba é conhecida como um dos principais polos urbanos da região oeste do Pará, com concentração de grandes projetos estratégicos de agronegócios. O grande motor de desenvolvimento de um país é a indústria da construção. Grandes obras de engenharia estão sendo feitas e planejadas para os próximos anos na cidade e região, algumas das quais, são de grande dimensão e complexidade.

Marcos Ronaldo de Matos / Engenheiro Florestal / Inspetor chefe/ um dos representantes da presidencia do CREA-PA, em Itaituba.

Conversamos com um dos inspetores chefe, representante da presidência do CREA-PA/ em Itaituba, o engenheiro florestal “Marcos Ronaldo” avaliou a situação de Itaituba na área da construção civil.

“Itaituba se destacou dentro do cenário nacional e internacional, percebemos que houve um interesse nacional. O centro-oeste começou a se interessar diretamente por Itaituba”

O engenheiro diz que Itaituba era considerada na década de 90, final de linha, e que hoje o cenário vem mudando com novas perspectivas. Fala também dos possíveis futuros projetos que podem alavancar ainda mais a economia da cidade, como o projeto tocantinzinho, que tende de ser uma das grandes obras no cenário nacional da mineração.

Transporto em Miritituba (PA)

Voltando para área da construção civil, temos o setor portuário que vem crescendo muito, e futuramente a construção da então falada estrada de ferro 170, conhecido como ferro-grão. Ronaldo Martins, também fala da construção da hidrovia teles-pires tapajós, que servirá para escoar a safra agrícola da região, projeto esse de um cenário futuro.

Empreendimentos de nível popular, e grandes construções, avançam, deixando a cidade mais bonita.

Andando pelas ruas podemos perceber grande número de construções em andamento, que nos faz acreditar ainda mais no avanço da cidade. A cidade ganhou construções de vários conjuntos habitacionais, que ajudaram na organização de moradia de uma parte da população, e ganham cada vez mais características de bairros planejados popular.

Conjunto habitacional Vale do Piracanã

A engenheira civil, kacia mikaela, disse em entrevista, que Grandes construções irão deixar a cidade ainda mais bonita, e a execução de obras e serviços de infraestrutura urbana estão visivelmente sendo feitas pelo atual governo da cidade, com isso trazendo muitos benefícios para população.

“Muitas obras grandes podem ser vistas por toda parte em nossa cidade, para nós que trabalhamos na construção civil é uma satisfação muito grande em saber que essa foi a Forma  de atividade que mais empregou pessoas em Itaituba. ”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui